quinta-feira, 11 de dezembro de 2008

Caso Isabela


Mais de 2.000 anos se passaram e ainda precisamos de um mártir e um culpado pra nos sentirmos mais humanos.


Tarefas do cotidiano ficam pra trás, lavar a roupa, arrumar a casa, fazer compras, buscar as crianças na escola, fazer comida, isso não importa agora... vamos todos pra porta da delegacia gritar, espancar, xingar, “Assassino, covarde!” Vamos lá fazer justiça e achar urgente o culpado pra morte de Isabela.

Porque isso nos tirou da “paz” que estávamos vivendo, já que crianças nas ruas, com fome, que morrem de frio, overdose, ou pela própria violência acumulada não fazem diferença, pois já não são mais gente e muito menos estatísticas, já que alguns governos tratam de mandar indigentes ou “não gente” para outros estados e eles que resolvam o problema.

Ouço muito dizer: “Ahh, era apenas uma criança”... isso quer dizer o que? Se fosse um adulto isso seria mais justo? E se fosse um animal, um cachorro... ou talvez se alguém arrancasse as asas de um pássaro e o jogasse do quinto andar será que a barbárie seria menor? Haveriam camisas estampadas com suas fotos e alguém iria pra porta da delegacia?

Muitos outros crimes tão ou mais bárbaros quanto esse acontecem todos os dias mas não trazem a mesma comoção, sabe porque? Porque todos esses já tem vítima e culpado e nos dão a sensação de que a justiça foi feita e que a ordem prevalece e nos sentimos mais seguros. Ou as vezes não existem culpados nem vítimas, pois são mortes de indigentes ou então acerto de contas feitos pelas próprias mãos, mas até aí temos a quem culpar, O Estado. Ahhhh esse Estado, nunca faz nada!!! Afinal de contas nós fazemos né? Pagamos sempre nossos impostos. Ahhhh esses impostos, eternas desculpas...

Dois dias depois do assassinato de Isabela, outra criança também caiu do prédio e porque não teve repercussão? Porque foi solucionado. A menina se jogou da janela porque mais uma vez o pai chegou embriagado em casa e iria bater nela novamente como acontecia todos os dias. Não vi nenhuma camiseta, nenhuma reportagem e nem sei o nome dela, porque não encontrei nem na internet. Seria ela “menos anjo” que a Isabela?

Essa necessidade de achar um culpado representa não mais que nossa vontade de desviar o foco e nos eximirmos da nossa responsabilidade. Ou você realmente não se acha culpado pelo que aconteceu? Olhe bem, refresque a memória pois as investigações mostram que a vida dela era conturbada e brigas como as que culminaram em sua morte eram constantes e porque você não fez nada? Acho que não era problema seu né? Então porque agora é? Não entendo...

O culpado agora pode ser qualquer um, o pai, a mãe, o pedreiro... Mas tem que ter um, desde que não seja eu ou você não é?

O exemplo mais claro disso está na história do personagem mais conhecido da história: Jesus Cristo. Jesus ou Barrabás? O final todos conhecem. E olha que “o pecado era nosso”. Mas o que importa é que nenhum de nós foi crucificado, e hoje podemos assistir a novela tranqüilos depois de vermos mais um episódio “Isabela” já que nós nunca somos culpados de nada.

Quantas Isabelas drogadas, famintas, exploradas sexualmente, sem escola, sem pai, sem mãe, sem futuro, ou pior “com futuro” nesse mundo imundo... Isabela deve estar bem mais feliz onde está agora, porque a cada dia que passa mais tenho a certeza na frase que diz que o inferno é aqui, pois aqui temos o pior dos castigos que é a possibilidade de passar anos e anos no ostracismo e muitas vezes nos iludindo com nossas próprias verdades que só nós acreditamos. Temos vários passatempos mundanos que nos anestesiam de nossas dores internas. Podemos ver o futebol, ver um filme, ir ao baile, falar da vida dos outros ou dar uma rapidinha, que tal?

Enquanto enxergarmos a glória e a desgraça nos outros nada vai mudar. Só mudaremos quando formos os protagonistas da nossa própria vida, tanto faz ser mártir ou culpado, mas assuma! E mude o que há pra ser mudado. Não seja mais um na frente da delegacia apenas. Se ainda não pode fazer nada, preocupe-se na sua vida diária, pois irão aparecer muitas Isabelas internas e externas pra você salvar. É aí que tudo começa, em você... e é aí mesmo que tudo vai terminar... e recomeçar.

Então por favor, não me peça pra colocar nenhuma flor na frente do meu Nick no MSN e nem escrever luto no meu Orkut, pois não haveria espaço pra tantas outras flores e meu luto seria eterno.

“Isabela, sei que o pensamento flui e que isto chegou até você. Saiba que não diminuo a dor da sua perda, mas apenas queria lembrar as pessoas que existem inúmeros anjos como você que ainda podem ser salvos. Paz no seu caminho e meus sentimentos de conforto pra você. Muita luz!”

Nenhum comentário:

Postar um comentário