sexta-feira, 12 de dezembro de 2008

Visionários? Ou Estamos Atrasados?













É muito comum nos dias de hoje nos depararmos com canções de grandes nomes da nossa musica que foram escritas há 10, 20, 30 anos atrás e quando reparamos no seu contexto, no que ela tem a dizer, ouvimos e dizemos aquela frase: “Impressionante como essa música é atual!! Esse cara enxergava bem à frente!!”

Músicas como: Al Capone, Juvenilia, Perfeição, Até Quando Esperar, Brasil, Burguesia, Pra Dizer Que Não Falei das Flores e muitas outras estão totalmente de acordo com o nosso quadro político e social.

Mas seriam mesmo esses compositores seres tão diferentes de nós capazes de escrever algo sabendo o que aconteceria no futuro? Eu particularmente acho que não. Basta analisar o quadro político e social da época em que foram escritas e logo perceberemos que a mensagem não era uma premonição do futuro, e sim uma resposta do presente.

Essas canções foram uma forma de protesto e desabafo sobre tudo que acontecia em sua respectiva época, não se trata de máquina do tempo. Acontece é que infelizmente pouca coisa teve uma mudança realmente significativa a ponto dessas canções ficarem “atrasadas”. Continuamos vivendo muitos dos problemas vividos por esses compositores e muitos desses problemas que se dizem resolvidos estão apenas mascarados em novas formas de pensamento que apenas amenizam os sintomas das situações de crise política e social.

Não são as músicas que são atuais, mas sim o nosso comportamento e forma de vida é que estão totalmente desatualizados. Portanto ao ouvir uma canção, analise seu conteúdo, encontre os problemas nela abordados e mude sua própria vida. Não repita essa frase: “que música atual!!”. Faça melhor, atualize-se!! E o restante acompanhará você ;)

Paz!!

Um comentário: